CrossFit Emagrece?

Seja por orientação médica, olhar-se no espelho e sentir-se bem ou vestir aquela roupa justa no verão, o CrossFit tem surgido como a melhor opção para quem busca saúde e ficar em forma ao mesmo tempo.

Os motivos que levam as pessoas a buscarem o treinamento funcional de alta intensidade como uma opção de atividade física são os mais variados, que vão desde sair da rotina da musculação, fazer um treino mais dinâmico e, todos nós sabemos que o maior deles, perder aqueles quilinhos extra acumulados ao longo dos anos.

Alguns motivos nos levam a acreditar que o CrossFit emagrece e que devemos adotá-lo como prática diária em busca dos nossos objetivos, alguns deles são:

Movimentos Multiarticulares:

Na sua primeira aula experimental você vai ouvir falar dos 9 movimentos fundamentais e sentir na pele o que é treinar o corpo inteiro. A metodologia e a ciência preconizam que devemos exercitar grandes grupos musculares de uma só vez, como em um agachamento com o peso corporal por exemplo. Ao movimentar diversas articulações e músculos simultaneamente você terá um gasto energético muito maior do que se comparado a exercícios isolados, como uma cadeira extensora da musculação ou a famosa rosca bíceps. Além da energia a mais que é utilizada, estes movimentos são capazes de estimular uma maior produção de hormônios responsáveis pela queima de gordura e sensação de bem-estar, o que lhe dará aquela sensação de dever cumprido e vontade de treinar novamente no dia seguinte.

Alta Intensidade:

As pesquisas mais recentes em treinamento físico, emagrecimento e hipertrofia muscular nos surpreendem cada vez mais com os benefícios que o treino intenso nos oferece. Maior gasto energético, liberação de hormônios responsáveis pela queima de gordura, hipertrofia muscular e sensação de bem-estar são apenas alguns deles.

Treinar de forma intensa não significa que você terá que treinar com cargas elevadas ou realizar movimentos arriscados, mas sim superar suas próprias barreiras não importando quão grandes ou pequenas elas são.

Constantemente variado:

A grande graça do CrossFit reside no fato de que você está cercado de motivos que te fazem dar o seu melhor o tempo inteiro. O seu treinador te elogia, corrige e orienta o tempo durante toda a sua aula; você treina com pessoas que tem os mesmos objetivos que o seu; e todo dia você faz um treino diferente, o que faz com que a rotina repetitiva das outras modalidades seja quebrada.

A modalidade não se resume a virar pneus e subir corda, muito pelo contrário. A programação de treinos de um box é a ferramenta mais importante que os treinadores têm quando o assunto é resultado. Os treinos escolhidos pelo professor que monta a programação são dispostos em uma sequência lógica, pensada com o objetivo principal de potencializar o desempenho físico dos alunos. Existe uma variação diária de movimentos e estímulos capazes de desenvolver todas as capacidades físicas que vão de força até condicionamento cardiorrespiratório, ou seja condicionamento físico total.

Através dessas definições é possível ver que o CrossFit está mais para uma filosofia do que de um simples programa de treinos. Esta é a resposta para o sucesso e resultado do CrossFit em todos aqueles que vestem a camisa do esporte diariamente.

Ricardo Moraes (CREF 019231-G/PR) – Head Coach Trinus CrossFit

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *