O Que Esperar na sua Primeira Aula de CrossFit

O que uma pessoa que quer começar na modalidade pode esperar nos seus primeiros dias de treino?

Bom, existem muitas coisas que, para quem está começando, podem parecer diferente de uma academia, ou de outro tipo de treinamento, e por isso escrevemos este material para ajudar você a se familiarizar logo de início com este incrível universo do Crossfit.

1 – Você não vai para academia, você vai para o Box.

Esta é a forma que chamamos o espaço de treinamento no CrossFit. Como você já deve ter notado, ele tem este nome pois a maioria dos centros de treinamento tem o formato mais amplo, normalmente sem paredes, similares a uma grande caixa.
Por isso, e por precisarem de espaço e abertura, os locais são derivados de instalações menos arquitetônicas ou com muito acabamento, por ser um lugar de treinamento, o importante é um espaço amplo, boa ventilação e altura confortável.

2 – Você vai começar num ritmo mais rápido do que está acostumado.
No período de adaptação e introdução você vai ser apresentado a maioria das modalidades e treinos de intensidade, mas não se assuste, ele será intenso, mais do que você está acostumado provavelmente, mas não será algo no nível de um atleta que pratica o CrossFit a mais tempo, é um período de adaptação, por isso exercícios mais intensos são importantes para você se adequar, mas você não começará levantando cargas elevadas ou gastar toda a energia em um treinamento diário. No início, tanto você quanto seus professores vão estar em um processo de identificação de perfil de treinamento.

3 – Muito aprendizado
O universo do CrossFit é cheio de termos e expressões específicos, você vai precisar aprender e identificar os termos corretos, e se não sabe inglês isso pode dificultar um pouco – AMRAP, EMON, HSPU, Hang Muscle Clean, Fran, Murphy, Rich, entre outros – são nomes que você vai ouvir todos os dias, mas não se preocupe, isso não é essencial, você só precisa ao longo do tempo, entender o que é cada coisa.

4 – Aproximação com seus treinadores.
Como você é novo no CrossFit, nas primeiras semanas de treino, você terá muito contato com seu coach, e isso é necessário para que ele conheça melhor seu nível de treinamento, suas habilidades, necessidades, e para conseguirem te dar um plano de treinamento ideal. Então nestes primeiros dias, faço o mesmo, seja interessado, disciplinado e seja sincero com seu professor, ele vai te ajudar a chegar no resultado ideal e alinhar seu treinamento para as etapas mais avançadas.

4 – A galera e os novos amigos do CrossFit
Você já deve ter percebido que o clima em uma academia é diferente de um Box de CrossFit, isso acontece porque no CrossFit, a dinâmica é diferente, as aulas são organizadas em turmas para facilitar a gestão dos Coaches, mas principalmente porque o CrossFit e um esporte que se baseia muito no apoio mútuo.
As pessoas ao seu redor vão te apoiar, ou vão precisar de seu apoio. O sentimento de comunidade é muito intensificado, você pode e deve ficar livre para interagir com seus colegas. É imprescindível também, não ficar assustado ou intimidado com a performance de seus colegas. Normalmente em uma mesma turma, existirão alunos com mais e menos tempo de atividade, ou mais ou menos em forma, alguns vão acelerar o processo, chegar a níveis de exercícios maiores do que você antes, mas isso é normal, cada pessoa tem uma resposta ao treinamento, e cada um tem uma característica, por isso o treinamento no CrossFit é personalizado.

Se você está interessado em treinar, espero que estas informações tenham sido úteis, temos muito conhecimento para compartilhar com você.

Um abraço,
Ricardo Moraes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *